Skip to content

A Prevenção pela Nutrição: Peixes

fevereiro 11, 2013

Olá leitores, pulando muito nesse carnaval?

Neste post irei explicar a correlação do aumento de ingestão de peixes na dieta e a prevenção do mal de Alzheimer. Na realidade a abordagem será mais profunda do que isso, a substância rica nos óleos de peixes que será tratada é o DHA (ácido docosa-hexaenoico), ácido graxo poli-insaturado da série ômega 3; que provém majoritariamente da dieta.

Fórmula Estrutural do DHA

Fórmula Estrutural do DHA

Esse composto é menos presente em pacientes com Alzheimer, quando em comparação com indivíduos saudáveis da mesma idade. E ele parece estar relacionado principalmente à proteção neurodegenerativa dos defeitos cognitivos induzidos pela proteína ß–amiloide, reduzindo também danos sinápticos.

A sustentação teórica biomolecular ainda é incerta, mas aparentemente o DHA tem muitos papéis na proteção, sendo fundamental na estrutura e função das membranas plasmáticas das células nervosas (ele é encontrado nos fosfolipídios de membrana), podendo alterar suas propriedades físico-químicas e a atividade de sinalizadores.

Os efeitos neuroprotetores do DHA podem se basear em como a sua estrutura flexível garante uma maior fluidez na membrana plasmática, permitindo uma melhor distribuição das proteínas associadas a membrana e a formação de vesículas, por exemplo, contribuindo para um melhor trabalho celular. Além de que, isso pode garantir uma membrana mais estável, resistindo de forma mais eficiente aos peptídeos ß-amiloides.

O DHA pode ainda interferir nas vias de sinalizações iniciadas na membrana da célula. Atuando na (des)fosforilação e regulação de certas proteínas (acúmulo de fosfatidilserina, aumento de Raf-1, translocação e ativação da cinase Akt), que resultam em efeitos anti-apoptóticos.

Também estudos científicos (vide último link da bibliografia) indicam que o DHA tenha uma ação antioxidante na membrana celular, impedindo a peroxidação lipídica. No entando, pode-se afirmar que tais informações são inconclusivas, haja vista que outros estudos não conseguiram comprovar essa relação satisfatoriamente.

Por fim, já é comprovado que ácidos graxos poli-insaturados interferem no controle de expressão gênico em vários tecidos. Apesar de serem poucos os estudos em tecidos nervosos, já se mostrou que o gene para a enzima Raf-1 (enzima que participa da transcrição de sinais a nível intracelular) em neurônios de ratos tratados com DHA, teve sua atividade modificada, sendo que após o tratamento, as atividades metabólicas intracelulares aumentaram assim como as atividades anti-apoptóticas.

Alguns dos locais de atuação do DHA para prevenir a apoptose

Alguns dos locais de atuação do DHA para prevenir a apoptose

Para termos de comparação, foi visto que ratos com ingestão precária de ácidos graxos poli-insaturados apresentam perda de memória, dificuldades de aprendizagem, alterações cognitivas e sensibilidade auditiva reduzida; problemas que foram resolvidos com suplementação de óleo de peixe na dieta.

O DHA não se restringe a benefícios no sistema nervoso, ele também parece atuar positivamente no sistema cardiovascular e no organismo como um todo. Contudo deve se ter cuidado com a sua ingestão, já que dependendo da sua procedência, há a possibilidade de intoxicação com mercúrio. E uma dose muito alta também pode trazer malefícios à saúde (e hálito de peixe, que fede muito!).

esse aí é um urso esperto!

Esse aí é um urso esperto!

Escrito por: Rafael Fernandes de Almeida

Bibliografia:
http://jn.nutrition.org/content/early/2010/02/24/jn.109.119578.short
http://en.wikipedia.org/wiki/Docosahexaenoic_acid
http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75182008000400001&lang=pt

Anúncios

From → Prevenção

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: