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Previna-se do Alzheimer evitando o Stress

fevereiro 14, 2013

Olá pessoal, tudo firme e forte?

Dessa vez irei explicar a vocês como o stress pode estar envolvido no mal de Alzheimer, sendo assim, tente relaxar no seu canto, aproveite a leitura e de bônus pode ser que você esteja se prevenindo da doença. Analogamente ao post do DHA, que foi introduzido pelo consumo de peixes; esse aqui começa pelo stress, mas irá analisar o cortisol.

Que post relaxante!

Que post relaxante!

Cortisol é um hormônio esteroide, ganha fama de “hormônio do stress” porque é liberado na corrente sanguínea como resposta ao stress (condição negativa que impacta o bem-estar físico e/ou mental de um organismo). Ele é produzido na glândula adrenal, mas sua liberação é controlada pelo hipotálamo, e tem como funções aumentar a glicemia pela gliconeogênese, suprimir o sistema imune e ajudar no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. A sua presença nos tempos de stress é de fato útil, porque melhora a formação da memória a curto prazo (resultado de um mecanismo de evolução, como que para evitar futuras situações de stress) e adapta a fisiologia do corpo a lidar com essas circunstâncias de forma eficiente.

Os níveis de cortisol aumentam em tempos de stress, mas quando os estímulos cessam, ele volta aos níveis normais. Porém, a habilidade de controle dos níveis hormonais se deteriora com o avanço da idade (resultado de uma disfunção no eixo hipotálamo-pituitária-adrenal(HPA)). Nos pacientes idosos e principalmente nos portadores de Alzheimer o cortisol continua em níveis elevados mesmo após o período estressante, momento no qual dá-se início ao dano celular.
Taxas de cortisol altas que não são ajustadas levam a uma dificuldade de aprender e reter novas informações ( perda de memória a curto prazo), e consequentemente aumentam as chances de desenvolver perda de memória.

Células tratadas com cortisol produzem bruscamente quantidades maiores do peptídeo beta-amiloide, que se acumula e forma as plaquetas. Parece que a manufatura das enzimas β-secretase e g-secretase (vide post de Causas) estão sob controle direto do estímulo do cortisol. Em experimentos com ratos, encontrou-se que tanto os níveis da β-amiloide quanto das proteínas Tau estavam drasticamente aumentados após administração frequente de cortisol. O que leva a crer que a concentração de cortisol circulante pode ser responsável, em parte, pela progressão da doença.
Um estudo mostrou que certo subgrupo de uma população que possuía hábitos de vida mais estressantes estava cerca de 2 a 3 vezes mais propenso a desenvolver o Alzheimer.

Para tentar relaxar no dia a dia e evitar o stress intrínseco da vida moderna tente meditar, começar aulas de yoga, frequentar sessões de massagem, desenhar, respiração profunda ou ouvir música clássica. Na realidade, controlar o stress possui benefícios além de uma possível forma de prevenir o Alzheimer. Pode ser que você melhore o seu desempenho mental geral e o funcionamento do seu sistema cardiovascular (controle de colesterol, pressão, etc.).

Lembro aqui que diferentes estudos a respeito de um certo método para a prevenção do Alzheimer costumam apresentar resultados controversos. Aqui não é diferente, o último link da bibliografia, por exemplo, é um estudo conduzido por brasileiros da USP que não obtiveram resultados que suportassem o conteúdo deste post.

Meditar é viver.

Meditar é viver.

Escrito por: Rafael Fernandes de Almeida

Bibliografia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cortisol
http://www.alzheimersprevention.org/pillar_2.htm
http://mind.uci.edu/stress-and-its-influence-on-alzheimer%E2%80%99s-disease/
http://www.psychologytoday.com/blog/alzheimers-hope-the-horizon/201003/stress-the-brain-aging-and-alzheimers-disease
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2008000500003&lang=pt

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From → Prevenção

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