Skip to content

Métodos Fisio-anatômicos de Diagnóstico de Alzheimer

fevereiro 22, 2013

Novos métodos muito práticos e baratos estão sendo desenvolvidos para o diagnóstico precoce de Alzheimer baseados em experimentos anteriores nos quais são comprovados perdas de funções normais típicas da doença de Alzheimer, até mesmo em fases mais iniciais. Dentre esse cabe destacar três métodos recentes para a detecção do caso patológico.

Imagem

Teste de rastreamento ocular. Nova promessa para o rápido e precoce diagnóstico de Alzheimer.

Primeiramente, podemos destacar um método extremamente prático e barato, e ao mesmo tempo eficaz. Através de uma recente pesquisa comparando-se o reflexo ocular de diversos pacientes com patologias neurológicas degenerativas, foi observada uma perda oculomotora exclusiva a pacientes com Alzheimer. Os diversos pacientes submetidos ao experimento eram levados a fazer um teste no qual se devia seguir um foco de luz com o movimento dos olhos. Nessa parte do experimento, houve pouco erro na execução do movimento. Em seguida, os grupos em análise eram solicitados a seguir um cominho contrário ao do foco de luz. Tarefa essa em que pacientes com Alzheimer eram praticamente incapazes de realizar. Assim, o diagnóstico de Alzheimer por esse teste está em desenvolvimento.

Imagem

A – Formação hipocampal atrofiada
B – Formação hipocampal normal

Outro importante estudo capaz de detectar o mal de Alzheimer analisa a perda olfativa causada pela doença. Através de teste olfatório (Sniffin Sticks Extended Test), foi possível medir perdas na função olfativa em pacientes ainda em comprometimento cognitivo leve ou suspeito de positivo para Alzheimer. O resultado foi que, após certo desenvolvimento da doença (porém ainda em sua fase precoce), os pacientes começam a ter uma perda significativa e detectável da função olfativa, envolvida com a degeneração da formação hipocampal. Esse teste é mais um exemplo de um teste prático e sem altos custos.

Imagem

Ressonância magnética em grupos normais e em grupos Alzheimer

Nessa mesma pesquisa, mediu-se o volume e área da formação hipocampal do cérebro perdida devido a degeneração em pacientes com Alzheimer ainda em desenvolvimento, em suas fases iniciais. Através de exames de ressonância magnética e montagens tridimensionais em computar, foi possível medir a perda em volume e em área. Não foi possível, porém, detectar certa relação entre a perda de volume e a perda de capacidade olfativa, estando as duas situações presentes simultaneamente em casos onde o Mal de Alzheimer foi posteriormente detectado. A hipótese é que uma se desenvolveria anteriormente (acredita-se ser a degeneração da formação hipocampal).

Esses estudos em diagnósticos são muito importantes para uma futura técnica de diagnóstico rápida, sem grandes custos e efetiva. Sua relevância está ainda, na possibilidade de levar o diagnóstico de Alzheimer á populações á margem da sociedade, em países subdesenvolvidos e áreas isoladas.

Bibliografia:

Vincenzo Marigliano, MD, Gianfranco Gualdi, MD,w Adriana Servello, MD, Benedetta Marigliano, MD, Luigi D. Volpe, MD,w Alessandra Fioretti, MD,z Martina Pagliarella, MD,z Marco Valenti, MD,y Francesco Masedu, MD,y Claudio Di Biasi, MD,w, Evaristo Ettorre, MD, and Marco Fusetti, MDz

Olfactory Deficit and Hippocampal Volume Loss for Early – Diagnosis of Alzheimer Disease – A Pilot Study

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/08/120822091718.htm

http://coisadevelho.com.br/wp-content/uploads/2011/11/c.jpg

Escrito por: Matheus Ravel Timo Barbosa

Anúncios

From → Diagnóstico

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: