Skip to content

Avanço no Diagnóstico de Alzheimer por exame de sangue

março 1, 2013

Imagem

Uma outra pesquisa da Universidade da Pensilvânia em parceria com a Universidade Washington, em St. Louis, deu passos significativos no que diz respeito ao exame de sangue para a detecção de Alzheimer. A tecnologia ainda não é suficiente para essa técnica ser implantada, mas ela deverá ser aperfeiçoada e, no futuro, a doença deverá ser facilmente detectada pelo teste, inclusive em sua fase precoce.

Agora a pesquisa esteve à procura de biomarcadores de Alzheimer no plasma sanguíneo. Após analisar diversos pacientes diagnosticados com a doença ou ainda com impedimento cognitivo leve (que se acredita ser um estado bem inicial de Alzheimer), os pesquisadores observaram muitos compostos que apareceram em quantidades anormais em relação ao grupo controle. Comparando-se esses resultados com exames anteriores de pacientes diagnosticados, foi possível limitar esses compostos a apenas quatro indicadores, aparentemente correlacionados com a deposição de placas β-amiloide, porém não confirmados:

  1. Apoliproteína E (ApoE) – A ApoE é uma proteína relacionada ao transporte de lipídeos (e vitaminas lipossolúveis), e é essencial no metabolismo de triacilgliceróis. É principalmente sintetizada no fígado, mas outros órgãos também a produzem, como o cérebro. Nesse órgão, a ApoE é secretada por astroglias e micróglias. Porém, o gene de expressão de um dos tipos desse composto está diretamente relacionado com a expressão genética hereditária do mal de Alzheimer.

    Imagem

    Representação espacial da ApoE

  2. Peptídeo natriurético tipo B (BNP) – esse peptídeo atua como um hormônio produzido pelo coração quando suas células sofrem contrações muito fortes, com o objetivo de diminuir o fluxo de contrações comandado pelo sistema nervoso. Estudos foram feitos relacionando esse estudo ao desenvolvimento de demências, porém ele foi positivo para demências vasculares, apenas, e acreditava-se não haver relação com o Alzheimer.

    Imagem

    Representação planar do BNP

  3. Proteína C-reativa – proteína relacionada com a resposta inflamatória em estágios avançados da inflamação. É produzida no fígado após estímulos por macrófagos ou adipócitos. Ela se liga a sinalizadores expostos em células mortas ou próximas da morte, desencadeando uma cascata de reações voltadas para a resposta imune. Está relacionada ao Alzheimer por pesquisas experimentais que indicam baixos níveis sanguíneos dessa proteína em relação a um grupo controle.

    Imagem

    Representação espacial da Proteína C-reativa

  4. Polipeptídeo pancreático (PP) – é um hormônio produzido no pâncreas, atuando na autorregulação de secreções endócrinas e exócrinas desse órgão. Também tem papel no controle das taxas de glicose sanguínea, atuando no controle do metabolismo de glicogênio hepático. Seus níveis foram recentemente relacionados com a doença de Alzheimer. Por estar relacionado também ao Diabetes e a obesidade, esse hormônio representa uma pista nas pesquisas das relações entre essas doenças.
Imagem

Ilhota de Langerhans no pâncreas identificando compostos em regiões por imunofluorescência – vermelho para glucagon, verde para insulina e azul para polipeptídeo pancreático

É importante ressaltar que as diferenças conjuntas desses compostos no sangue foram detectados por pesquisadores como indicadores da doença, e não as taxas individuais desses fatores, que poderiam indicar diversas outras doenças.

Esse foi mais um importante passo para o diagnóstico precoce do mal de Alzheimer, posto que um exame de sangue é um método muito eficaz, barato e prático para diagnóstico. As pesquisas devem avançar, visto que o experimento indicado apresentou avanços, mas foi muitas vezes inconclusivo. Poucos foram os representantes do grupo controle, e o diferente número de casos de impedimento cognitivo leve em cada grupo dificultou a diferenciação dos níveis sanguíneos dos indicadores para Alzheimer e esses demais casos.

Por enquanto, uma análise sintomática seguido de exames de ressonância e análise de liquido cerebroespinal ainda são as formas utilizadas para diagnóstico do Alzheimer. Porém, métodos promissores e revolucionários como esse surgem a cada dia e o diagnóstico precoce de Alzheimer se mostra uma possibilidade cada vez mais real. Além disso, a tendência é que cada um dos métodos seja cada vez mais práticos, eficazes e baratos. Já é possível ver um futuro melhor para os pacientes com Alzheimer. Com um diagnóstico precoce, tratamento eficaz e qualidade de vida, mesmo que na condição de portador de uma doença degenerativa tão grave quanto o Mal de Alzheimer.Imagem

Bibliografia:

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/08/120809190758.htm

http://www.dshs.state.tx.us/alzheimers/apolipo.shtm

http://en.wikipedia.org/wiki/Apolipoprotein_E

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22855860

http://en.wikipedia.org/wiki/Brain_natriuretic_peptide

http://intl-jgp.sagepub.com/content/23/1/49

http://en.wikipedia.org/wiki/C-reactive_protein

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19424098

http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0028092

http://en.wikipedia.org/wiki/Pancreatic_polypeptide

https://quimicalzheimer.files.wordpress.com/2013/03/thehumanheart1.jpg

http://www.ionchannels.org/pdb-image/1YA9.jpg

http://seungkimlab.stanford.edu/islet.html

http://mpkb.org/_media/home/tests/crp_pretty.png?w=310

http://www.chemicalbook.com/CAS%5CGIF%5C124584-08-3.gif

http://i.huffpost.com/gen/853000/thumbs/o-ELDERLY-570.jpg?4

http://www.independent.ie/lifestyle/health/real-life-driving-into-the-sunset-2237318.html

Escrito por: Matheus Ravel Timo Barbosa

Anúncios

From → Diagnóstico

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: