Skip to content

Reposição Hormonal e Prevenção do Alzheimer

março 1, 2013

E aí galera, saudades?

Nesse post explicarei para vocês como a reposição hormonal pode estar relacionada à prevenção e o tratamento do mal de Alzheimer. É de conhecimento geral que com o avanço da idade e o envelhecimento, a produção de certos hormônios fica cada vez mais reduzida e estudos estão tentando mostrar como isso se relaciona a diversas doenças, entre elas as neurodegenerativas.

A taxa de expectativa das mulheres aumentou muito nas últimas décadas, mas a idade na qual a menopausa começa a se instalar no organismo feminino não. Nesse sentido, as mulheres estão vivendo cada vez mais tempo nessa fase e assim a medicina objetiva oferecer às senhoras uma melhor perspectiva de envelhecimento, seja evitando doenças ou melhorando a qualidade de vida delas.

-Xô Alzheimer!
-Xô Alzheimer!

Durante a menopausa o corpo e o metabolismo mudam de forma importante, e os mecanismos que regulam o estresse oxidativo não são exceção, como discutido no blog anteriormente, acredita-se que o estresse oxidativo tem relação íntima com o Alzheimer. Nesse período da vida das mulheres a produção de estradiol e progesterona cessam, hormônios que estão relacionados principalmente ao comportamento sexual e à reprodução. E o estradiol, como estrógeno , já é anti-oxidantes, daí advém a relação.

Como dito, os neurônios estão em risco maior do dano resultado desse estresse oxidativo. Estudos in vivo e in vitro indicam que a oxidação de LDL (outro fator contribuinte pro dano celular) isolado de mulheres na pós-menopausa foi inibido por diferentes estrógenos e anti-oxidantes. Sendo assim os efeitos neurotóxicos do LDL oxidado foram freiados. Esses efeitos parecem estar relacionados com a inibição da fragmentação de parte do DNA responsável pela regulação das proteínas anti-apoptóticas e pró-apoptóticas.

A reposição hormonal fundamenta-se na prescrição de remédios que elevem os níveis dessa classe de hormônios no organismo. A prevenção se baseia na administração de fármacos precomente, antes mesmo que algum sintoma possa aparecer, em um período de até cerca de 5 anos depois do início da menopausa. Segundo um periódico da revista Neurology da Academia Americana de Neurologia, pacientes que se submetem a reposição hormonal reduzem em até 30% o risco de desenvolver o Alzheimer. Entretanto, como na maioria dos métodos que preconizam algum tipo de prevenção, não há como afirmar que terapias de reposição hormonal vão de fato ter efeito nos pacientes, e ainda pior: parece que o uso desses medicamentos durante o curso natural da doença, ou após esses 5 anos, possa ter efeitos negativos, como aumentar a propensão de desenvolvimento de tumores.

Como nos últimos posts, devo ressaltar que essas informações, apesar de serem resultado de intensa pesquisa de alguns cientistas, são sempre controversas e não são suficientes para tirar conclusões absolutas de forma nenhuma.

Informo a todos também que o nosso blog está chegando ao fim. Espero que vocês tenham gostado das nossas postagens e principalmente das minhas a respeito de prevenção. É com muita lástima e tristeza que eu digo adeus para todos os nossos 4 ou 5 leitores ativos, muito obrigado de coração!

Foi joia escrever para vocês!
Foi joia escrever para vocês!

Escrito pelo seu fiel autor: Rafael Fernandes de Almeida

Bibliografia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Menopause
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1175280-reposicao-hormonal-pode-prevenir-mal-de-alzheimer.shtml
http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S0001-60022009000400004&script=sci_arttext
http://europepmc.org/abstract/MED/12943738/reload=0;jsessionid=s5E1WMBEIHXX8U0gaHA9.2

Anúncios

From → Prevenção

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: